

Fundada em 1942 por imigrantes alemães fugidos da perseguição nazista, sob a liderança do Rabino Dr. Henrique Lemle, a ARI foi a primeira sinagoga liberal do Rio de Janeiro, com uma rica tradição musical, em especial a trazida da Alemanha, de serviços acompanhados por coro e órgão. Com base na centralidade de Tsion, a ARI hoje é uma sinagoga igualitária e associa as tradições ashkenazi e sefaradi. Seu papel pioneiro está exaltado na modernização da vida judaica, na formação de judeus mais conscientes, rabinos, cantores e professores, cri ando uma tradição de inclusão e promovendo o suporte ao Estado de Israel. A ARI tem uma longa tradição de promover a integração da comunidade judaica com a sociedade geral, através de eventos culturais e de cunho político-social, e a aproximação com outras religiões, através da sua pioneira Fraternidade Cristã-Judaica e do Diálogo Interétnico e Interreligioso.
ARI – Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro
Comissão de Identidade e Memória da ARI
A Comissão de Identidade e Memória da ARI (CIM), constituída em 1982, atua na manutenção e organização constante do acervo e na criação de um banco de História Oral, com a ajuda de voluntários e ativistas da ARI, a fim de produzir exposições, publicações e eventos focados no calendário anual de atividades e celebrações. A CIM trabalha para restaurar, preservar, valorizar e divulgar o patrimônio da ARI e a história da Instituição, que, ao longo de seus mais de 80 anos, guarda parte da cultura judaica e do judaísmo com raízes multifacetadas no Rio de Janeiro. A CIM mantém inventário de objetos usados na Sinagoga e nas festas religiosas, com registro de suas procedências e, regularmente, encaminha-os para restauro quando necessário. Esses objetos acompanham a ARI desde antes de sua fundação; foram doados por sócios e familiares de sócios, ou adquiridos ao longo dos anos. A CIM publica edições especiais pela celebração de aniversários da Congregação, organiza painéis, palestras, exposições em eventos específicos dentro e fora da ARI e atua em parceria com outras Comissões para a realização de projetos internos e externos.


Nossos parceiros institucionais
Heritage and History
Com sede em Zurique, Heritage and History AG é uma empresa de pesquisa histórica e produção editorial voltada para o registro e publicação de eventos pessoais e comunitários das diferentes populações judias europeias de língua alemã, que emigraram para o Brasil durante o século 20 em decorrência da perseguição pelo regime nacional-socialista. Através da reconstrução, registro e divulgação das histórias pessoais e comunitárias da existência e convivência bem-sucedida dos judeus na Europa, Heritage and History ressalta a contribuição cultural, científica e econômica desses imigrantes à sociedade brasileira que os acolheu.
Fundação Konrad Adenauer
A Fundação Konrad Adenauer (KAS) é uma fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos e atua com base nos valores da União Democrata-Cristã (CDU), partido político alemão. Presentes no Brasil desde 1969, reune lideranças atuais e futuras da política e da sociedade, bem como formadores de opinião no universo acadêmico. A KAS trabalha sempre com parceiros locais e incentiva o diálogo sobre os principais desafios do país. Os interesses específicos da KAS são a consolidação da Democracia, o fomento da unificação europeia, a intensificação das relações transatlânticas e a cooperação na política em prol do desenvolvimento. Apoiada nas suas representações em mais de 100 países, a KAS se dedica à melhoria das condições do entorno político e fomenta o diálogo com a Alemanha.
Museu Judaico
O Museu Judaico do Rio de Janeiro, fundado em 1977, com a doação de uma menorá (candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do judaísmo), é um centro cultural dinâmico, integrado à vida da cidade com atividades estruturadas em torno do binômio preservação da memória/dinamização da cultura judaica. Mantém exibições permanentes sobre a história da comunidade judaica no Rio e as tradições do judaísmo em todos os seus aspectos -- religioso, cultural e histórico -- e realiza exposições, em sua sede e em outras instituições, além de promover pesquisas acadêmicas sobre imigração e concursos anuais para estudantes. Tem ainda um Núcleo de Estudos, com pesquisas sobre imigração e Holocausto, uma videoteca com mais de mil títulos e uma biblioteca temática.






O Hillel Rio de Janeiro é uma instituição cultural e educacional sem fins lucrativos voltada para a juventude da comunidade judaica carioca. Fazemos parte do Hillel Internacional, fundado há quase 80 anos e presente em mais de 550 cidades ao redor do mundo. No Rio de Janeiro desde 2004, o Hillel é hoje uma das instituições comunitárias mais fortes do Brasil, oferecendo uma programação atrativa e eclética que mistura os valores e cultura judaicos com a essência carioca e brasileira. Nossa atuação na comunidade se dá através da realização de atividades, dentro ou fora da casa, no âmbito cultural, profissional e social.